Haile Selassie: Vida e Palavras


Haile Selassie fala sobre Destino
"O que quer que a tarefa pode ser, o homem pode começá-la mas não pode terminá-la, a menos que Deus o sustentar e suportar. Se não realiza a tarefa em que expos, trabalhando a melhor de sua habilidade, não deve ser caluniado sendo chamado preguiçoso.
O homem pode, no início, controlar o sentido que os ventos tomam, mas uma vez que sua escolha é feita sempre perde o controle e a história prossegue por sua própria força e dinamismo."



Com máximo respeito e devoção a Jah Rastafari
Com máximo respeito e devoção a Jah Rastafari, que reina e vive sobre a terra pela ordem de Melquisedeque e seus anciões.
O rei coroado em Etiopia em 1930 com honras e graças de Rei nomeado Deus em Africa, ao qual 72 nações vieram se prostra e revenciar ao grande Conquistador da tribo de Judah, sua coroação se realizou em Adis Ababa em 02 de Novembro de 1930 com grandes cerimônias.
Haile Selassie I em suas palavras e discursos sempre colocou o nome do grande poderoso Jah, Deus a frente, em seus discursos, são obras de um verdadeiro Rei Conquistador, suas palavras mostram soluções para varias situações em que o ser humano se encontra e situações que África esteve e está ainda a passar, Haile Selassie I foi autor de sua autobiografia que leva o nome de "Minha vida e o progresso da Etiópia – A autobiografia de Haile Selassie I"

Primeiro pronunciamento de Haile Selassie na Liga das Nações, 1936.
Além do Reino de Deus, não há governo humano que tenha mais mérito que outro. Mas, nesta Terra, quando um governo poderoso acredita que está certo eliminar outra nação, contra a qual nenhuma ofensa possa ser imputada, então chegou a hora do prejudicado trazer os males que vem sofrendo perante a Liga das Nações. Deus e a história estarão observando, como testemunhas, o julgamento que será dado aqui.

War(Guerra) - Haile Selassie
Enquanto a filosofia que declara uma raça superior e outra inferior não for finalmente e permanentemente desacreditada e abandonada, enquanto não deixarem de existir cidadãos de primeira e segunda classe de qualquer nação, enquanto a cor da pele de uma pessoa não for mais importante que a cor dos seus olhos, enquanto não forem garantidos a todos por igual os direitos humanos básicos, sem olhar a raças, até esse dia, os sonhos de paz duradoura, cidadania mundial e governo de uma moral internacional irão continuar a ser uma ilusão fugaz, a ser perseguida mas nunca alcançada. E igualmente, enquanto os regimes infelizes e ignóbeis que suprimem os nossos irmãos, em condições subumanas, em Angola, Moçambique e na África do Sul não forem superados e destruídos, enquanto o fanatismo, os preconceitos, a malícia e os interesses desumanos não forem substituídos pela compreensão, tolerância e boa-vontade, enquanto todos os Africanos não se levantarem e falarem como seres livres, iguais aos olhos de todos os homens como são no Céu, até esse dia, o continente Africano não conhecerá a Paz. Nós, Africanos, iremos lutar, se necessário, e sabemos que iremos vencer, pois somos confiantes na vitória do bem sobre o mal.

ONU, Outubro de 1963.
Devemos olhar, primeiro, para Deus todo poderoso, que levantou o homem acima dos animais e lhe deu inteligência e razão. Nele devemos colocar nossa fé, pois ele não nos deixará e não permitirá a destruição da humanidade, que ele criou à sua imagem. Devemos olhar para nós mesmos, para o fundo das nossas almas. Devemos nos transformar em algo que nunca fomos antes. Nossa educação, experiência e ambiente nos prepararam mal. Devemos nos tornar maiores do que temos sido, mais corajosos, mais altos de espírito, com uma visão de maior alcance. Devemos nos tornar como uma nova raça, ultrapassando pequenos preconceitos, prestando nossa lealdade não às nações mas, sobretudo, aos nossos irmãos e à comunidade humana. 
Conferência de Belgrado, 1961.
Muito espaço tem sido dado aos ricos em suas ações contra a vida humana neste planeta, como a corrida armamentista, mas pouco divulgados são os efeitos colaterais e as conseqüências indiretas dos gastos militares astronômicos. O desarmamento deve ser empreendido para que assim possa se extinguir a ameaça do holocausto mundial. Com uma drástica redução dos orçamentos militares serão liberados os recursos necessários para erguer todos os seres humanos à condição de homens realmente livres.


Princesa Esther sobrinha de Selassie.Ele foi a noite, não a manhã. As folhas de eucalipto tremeriam, prata e seda, carne de vegetação, o preto mergulhou-se voou de Harar ao palácio Menelik na capital, escura como noite para confirmar as notícias. O Ras Makonnen com o seu exército foi um dia de distância de Harar quando eles o despertaram esta noite. Foi menino... Há um século ele foi outra África em um mundo diferente nós apenas lembra-se. Não houve nenhum Addis Ababa mas o quarto lugar sagrado do Islame, Harar antigo, onde o futuro soberano cristão do império etiópico nasceu. O bebê Tafari Makonnen nasceu no dia 23 de Julho de 1892, segundo o calendário ocidental, o ano dos Santos. Um menino nasceu, não um príncipe.
Oração feita pelo rei Haile Selassie I
"Senhor todo Poderoso em quem não há fraqueza, eterno em quem não há transição, adimirando seu trabalho assim como seus julgamentos, um ser criado, mesmo após muita procura, não pode aprofundar-se muito neles exceto em dimensão limitada.
É um segredo sutil, no qual uma criatura, mesmo depois de muito explorar, não pode saber mais do que você sozinho já sabe: porque no passado recente, assim como agora, você fez o povo Etíope, do homem comum ao Imperador, por um tempo afogado no mar da tristeza e porque você fez do povo italiano, começando por seu rei, por um tempo nadar num mar de alegria.
Desde que nenhuma criatura criada a sua imagem e em seu padrão abandone a esperença de que tudo que ele pede a você, será dado a ele até o dia, no qual você tomará a alma de seu corpo, nós suplicamos a você que a Etiópia não deveria permanecer com sua liberdade extinta e prostrada sob um governo alienígena, nem as bocas de seus povos silenciadas por medo de um governante estrangeiro, mas pelo contrário, você os salvará através de suas proezas de bondade, não deixe que eles permaneçam com seus corações oprimidos através da privação de terem seu próprio governante, que os liderará à civilização sob uma luz, oprimido e com satisfação.
Senhor, morada dos exilados, luz dos cegos ! Verdade e justiça são seus tronos. Receba-nos, nós que fomos exilados de sua liberdade sagrada, que tivemos que deixar nosso país sob grande violência. Orando a você então, não por nossa pureza, mas por sua grande misericórdia. E agora eu estou contemplando para escrever a história de minha vida, desde os meus treze anos até agora, sobre as bases de tudo em que trabalhou, fazendo-me Seu instrumento.
Eu oro a você para que, por sua vontade, isto alcance a realização. É certo para eu revelar neste prefácio pela qual eu pensei em escrever esta obra, apesar de que de você nada pode ser escondido.
Primeiro, que seu nome seja elevado por todas as proezas que faz, agindo de acordo com seus desejos.
Segundo, quando você torna um homem rico neste mundo e o aponta sobre outras criaturas, para que seja conhecido que não é por seus méritos, mas apenas por sua benevolência e generosidade.
Terceiro, em toda a história, aonde o nome de outras pessoas é mencionado, não é através de parcialidade ou inimizade, mas você sabe que fazemos de nossos corações os juízes para escrevermos somente a verdade.
Quarto, apesar de não haver nada que não foi escrito na Bíblia Sagrada, se você me permitir escrever assim como planejei, talves nossos parentes e nossos irmãos que se erguerão no futuro, tomem nota da palavra que você falou, pois sem mim você não pode fazer nada e talves seus corações sejam convencidos de que com sua ajuda eles poderão fazer qualquer coisa.
Quinto, a menos que um homem descarregue sua tarefa por sua própria resolução e perseverança consciente de que é sua ferramenta, em tempos de alegria ou de turbulência, ele deveria perceber que tem que trabalhar por sua habilidade inata ou pela educação que deve ter recebido, pois sua responsabilidade não cessará mesmo que ele aja sozinho sob a vontade de outro homem.
Sexto, qualquer que seja a tarefa, deixe que todos percebam e se convençãm que ela será terminada no tempo e na época apropriados e que é impossível completá-la apenas desejando ou com pressa indevida.
Eu oro a você para que tudo isto esteja de acordo com sua vontade."

Leave a Reply